O e-commerce continua em crescimento e expansão, estabelecendo-se em diversas plataformas online para atingir públicos e categorias em todo o Brasil. É o que diz o Relatório E-commerce Trends 2024 realizado pela Octadesk e Opinion Box
Vamos destacar alguns dados interessantes da pesquisa:
- 85% dos entrevistados compram online pelo menos uma vez por mês.
- Em média, a maioria dos consumidores (62%) realiza de 2 a 5 compras por mês, enquanto apenas 21% faz apenas 1 compra, e 1% faz mais de 20 compras mensais.
- Os canais preferidos pelos consumidores para compras online são sites e lojas virtuais (63%), seguidos por marketplaces como Amazon e Americanas (60%), e aplicativos da própria loja. O WhatsApp aparece em 7º lugar.
- Os principais motivos para comprar online são o preço mais baixo em relação às lojas físicas (58%) e a praticidade de comprar sem sair de casa (57%).
- Para aqueles que compram mais em lojas físicas do que online, os principais motivos são poder levar o produto imediatamente (57%) e poder ver e tocar nos produtos (55%).
- Surpreendentemente, 67% dos consumidores compram produtos online que não imaginavam comprar em lojas virtuais algum tempo atrás.
Análise dos dados:
- Os consumidores online são frequentes e habituais, preferindo entrar nos sites das lojas para fazer suas compras.
- Ter um site próprio é essencial para proporcionar a praticidade de compra pela internet.
- A política de preços é um fator decisivo para a compra online, portanto, controle seus custos para oferecer preços competitivos.
- Para os varejistas com lojas físicas que ainda não estão presentes na internet, é fundamental entender os fatores que levam os consumidores a comprar offline e oferecer boas experiências na loja para encantar os clientes, além de disponibilizar os produtos imediatamente.
O relatório mostra que o e-commerce continuará a crescer e a conquistar mais consumidores no futuro. Compreender as preferências e necessidades do cliente é fundamental para se destacar nesse cenário competitivo. Aqueles que se adaptarem e aproveitarem as tendências emergentes estarão bem posicionados para alcançar o sucesso no mundo das vendas online.
Neste material podemos ver as perspectivas sobre o FUTURO das vendas online a partir do comportamento do consumidor e explorar as tendências do e-commerce no Brasil numa pesquisa que traz um retrato do consumidor online brasileiro.
Para ver o material completo acesse: E-commerce Trends 2024: Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor.
Em breve farei mais análises dos dados mostrados, acompanhe o blog.
