No artigo anterior falamos sobre como se tornar um programador, mas é importante que ao entrar nesse caminho você consiga manter um foco para não sobrecarregar seus estudos e que ao final consiga conquistar seu objetivo de ser um programador.
A carreira de desenvolvedor tem tudo para que seja lucrativa e exitosa para você, mas vamos por partes, como diria o Jack, para que você possa trilhar um caminho certo.
Como veremos, a área da informática, e consequentemente da programação é composta de diversas áreas a serem estudas, mas com calma você pode ir buscando conhecimento em cada área.
- Escolha uma área para aprender primeiro.
- Escolha uma linguagem específica para aprender de maneira profunda, antes de se aventurar por várias.
- Siga uma trilha de conhecimento sobre essa área e linguagem para ter domínio.
- Estude e treine lógica de programação frequentemente.
- Faça projetos pessoais e se desafie para adquirir mais conhecimentos.
- Não se compare com outros programadores, que estão a muitos anos estudando e praticando.
- Estude, estude e estude.
Veja alguns dos assuntos que você precisa ter conhecimentos ao menos básicos:
Hardware e software
Buscar o entendimento sobre os componentes físicos, que compõe a parte de hardware, também é preciso entender um pouco sobre sistemas operacionais, redes e outros pontos como virtualização, máquinas virtuais, etc..
Lógica de Programação e Algoritmos
É a parte fundamental da programação. A lógica de programação e estrutura de dados são duas partes muito importantes para um programador. Você deve buscar conhecimentos neste sentido pois é a base para a construção de sistemas. Uma vez que tenha entendido a lógica de uma linguagem fica muito mais fácil entender de outras linguagens.
Orientação a Objetos
A O.O é um paradigma de programação, ou seja, é uma das maneiras que um código pode ser organizado. Quase todas as principais linguagens do mercado utilizam o paradigma de orientação a objeto e você precisa conhecer e entender este conceito.
Linguagens de programação
É como você irá escrever o código para o computador entender. Cada linguagem tem uma sintaxe diferente e conta com funcionalidades específicas, porém geralmente a lógica do processo é a mesma. É impossível saber todas as linguagens, por isso escolha uma, e foque nela. Uma linguagem com suas particularidades, frameworks e utilizações já será bem desafiador.
Banco de Dados
Guardar as informações que o software está operando é de extrema importância por isso entender os principais conceitos de banco de dados, e saber fazer a ligação entre sistema e banco de dados é muito útil. Saber trabalhar com banco de dados e pensar soluções para o banco de dados é visto como um diferencial.
Versionamento e Git
Cobrado também nos processos seletivos ao menos conhecimentos básicos sobre o uso de versionamento e uso do Git.
Computação em nuvem
Conheça sobre os principais serviços de computação em nuvem como Google Cloud e Amazon Web Services.
