6 dicas úteis para aderir as redes sociais

redes_sociais2Milhões de consumidores estão nas redes sociais e sua empresa não pode ficar de fora. Para que sua organização possa entrar nas redes sociais e realizar um trabalho de qualidade e principalmente obter resultados efetivos alguns pontos importantes devem ser considerados.

Vejamos aqui 6 dicas para aderir as redes sociais.

  1. Conheça as redes sociais. Antes de se aventurar em qualquer uma das redes disponíveis, procure conhecer como elas funcionam, qual o tipo de conteúdo disposto, as regras do site, os horários de acesso e o formato do conteúdo. Veja o que seus concorrentes estão postando e realizando na rede. Isso tornará um pouco mais fácil de produzir conteúdo.
  2. Tenha objetivos. Se você não sabe aonde quer ir não chegará nunca, portanto procure traçar objetivos e metas realistas para as redes sociais, assim você não irá abandoná-la depois de uma semana de uso e conseguirá verificar se o que está fazendo está indo para o lado correto.
  3. Defina o conteúdo. Defina a linguagem de seu conteúdo e o tom de suas postagens. Cada empresa tem o seu próprio tom e não adianta forçar algo, pois o público irá reagir a isso. Você pode se posicionar de forma divertida e extrovertida, porém se sua empresa não demonstrar isso em seu marketing ficará bem difícil de ser coerente. Aproveite as oportunidades que surgem com os virais.
  4. Defina sua estrutura. Ter uma estrutura física e de pessoal para atender a seus clientes é de suma importância. Entrar na rede social para ter sucesso exige dedicação de tempo e se este não existir sua organização será apenas mais uma na rede. Não deixe um cliente sem resposta.
  5. Tenha táticas. Procure utilizar-se de táticas de engajamento nas redes sociais, seja através de descontos, promoções ou ofertas. Faça o cliente ter boas experiências com sua marca.
  6. Monitore. Tenha métricas para medir seu sucesso, seja ela em taxa de cliques, visitas ao seu site ou contatos telefônicos. Elas devem estar alinhas com seus objetivos e táticas. Acompanhe o que seus  clientes estão comentando na rede e o que seus concorrentes estão fazendo. Não se deixe ficar para trás, mas cuidado com modismos.

E agora você se pergunta, “se fizer isso tudo então terei sucesso?”. Só o tempo e um bom trabalho poderão lhe dizer. Porém com isso em mente e um bom planejamento ficará mais fácil de navegar nesses mares turbulentos que são as redes sociais.

Por:
Hercio M. Ferraro Neto
Pós-graduando em Marketing.
Especialista em Administração de Sistemas de Informação.